sábado, 29 de outubro de 2011

Como Fazer Antena caseira Para Px

Temos nesta seção algumas antenas que você mesmo pode montar, todas já foram testadas e comprovado seu funcionamento.
Antena Plano Terra Caseira
Com um ótimo rendimento para transmissão local
Foi testada e aprovada por nossa equipe.
De fácil construção essa antena tem um custo beneficio muito bom comparado com antenas comerciais, Em testes realizados não deixo muito a desejar para os modelos industriais e que custariam de 3 a 4 vezes mais do que se gastaria montando essa antena.
O único ponto na montagem a ser destacado é o capricho de quem vai executar o serviço, pois do mais, é muito fácil e prazeroso a montagem desse antena. Siga a risca o desenho e depois nos informe sobre a qualidadade da antena. PX2Y 7031
Antena 5/8 de ondas.
 Vamos construir uma excelente antena 5/8 de ondas. Basta ter um pouco de capricho e alguns  cuidados para se ter boas reportagens. Siga todas as medidas e tome cuidado com as soldas e  arrebites pois eles são fáceis de dar mal contatos e provocar R-O-E alta. Sem falar em TVI e o  pior:   A desistência do montador de fazer a antena.
Ótima antena em L muito facil montagem.
Antena Em L para A faixa do Cidadão.
è de construção muito simples mas tem um funcionamento satisfatório Você vai precisar de 2 tubos de alumínio de 1/2 polegadas e um T de PVC desses usados em encanamentos de água de 3/4 de polegadas. Como você pode ver pela figura 1 os dois tubos de alumínio encaixam dentro do T de PVC e na parte de baixo vai o cano de sustentação da antena. pela figura 2 você vê os detalhes da montagem dos alumínios no T de Pvc
Observe pela figura 2 que você deve dar uma volta no cabo de decida como na figura 2, para evitar a infiltração de água no cabo. No positivo e na malha do cabo soldar um terminal para a fixação dos parafusos nos alumínios, sendo que o alumínio de cima é o positivo ou seja o irradiante e o de baixo o negativo que vai formar o plano terra onde irá ser parafusada a malha do cabo. Bom, é isso ai! Agora mãos a obra e bons contatos. Por:PX
Antena G5 RV
A antena G5RV foi criada por '' Louis Varney''. Este é um sistema irradiante multibanda alimentado pelo centro. Devida sua configuração opera com eficiência razoável numa gama bastante grande de frequências. A G5RV abrange, quando bem ajustada, de 3,0 MHz até 30 MHz.
Nas figuras abaixo damos a receita para se montar a linha de decida da antena G5RV.Essa linha de decida também é chamada de escadinha. Com um pouco de paciência e uma dose de capricho não é nada difícil a sua montagem. Comece cortando 33 pedaços de cano 1/2 polegada, de 6 cm de comprimento. Depois corte dois pedaços de fio 14 ou 12 AWG de 10,5m de comprimento e retire a capa, faça um furo em cada extremidade dos caninhos de 6 cm que você cortou e enfie os fios um de cada lado dos caninhos como mostra a figura abaixo. Depois prenda os caninhos com uma distancia um do outro de 30cm de espaço entre eles. Para que fiquem na posição amarre com um pedaço de arame fino como na figura. Depois de pronto a ponta do lado de cima você prende na antena como mostra também a figura abaixo. e a outra extremidade você solda um conector fêmea UHF para conectar o respectivo cabo de decida para o rádio. Bbs. É bom manter essas medidas pois delas dependem o bom funcionamento da sua antena. a linha de decida tem que ficar com 10,3m de comprimento.
Se a antena for montada em V invertido, o ângulo de abertura deve ser maior que 90 graus
A montagem da G5RV não é complicada exigindo mais dos cuidados com as medidos que dever ser respeitadas a risca, e da dose essencial do capricho de cada um
O comprimento da antena gira em torno de 30 metros aproximadamente ( 31 m ), sendo aceitas dobras no sentido de adaptá-la num ambiente um pouco menor.
É possível adaptar a antena dobrando suas pontas de forma que caiba em espaços até bastante reduzidos. Há afirmações da possibilidade de dobra até ¼ da antena sem perda significativa..
O comportamento desta antena é semelhante à uma long wire de 2/3 ondas para 20 metros , o casamento se dá através de uma linha aberta com 10 metros de comprimento que se comporta como um transformador de impedância. Logo ao se ligar cabos coaxiais na G5RV, estes ''enxergarão'' uma impedância pura e casada cuja ROE será bastante baixa. Além disto, a antena não utiliza taps, isto reduz as perdas por casamento, além de diminuir o ângulo de irradiação nas frequências altas, o que para os dexistas é uma vantagem.
A G5RV de 31 m de comprimento do dipolo com 10 m de comprimento da seção casadora funciona da seguinte forma:
( 10 metros ) Para frequências mais altas, na faixa de 30 Mhz, seu comportamento é semelhante a uma long-wire colinear de 3 ondas. Em função disso, se torna bastante lobulada e possui um ganho razoável devida entrada em fase das 3/2 ondas que se formam. Também, devido comprimento de onda, sua reatância fica bastante baixa e sua impedância resultante é alta.
( 15 metros ) Para 21 Mhz, seu comportamento passa a se alterar de forma bastante interessante, continua lobulada, o ângulo de irradiação é razoavelmente baixo, mas passa a possuir uma alta impedância resistiva, ficando bastante interessante para contatos a longa distância. Outro detalhe que não se pode deixar de citar é o comportamento de uma long-wire de 5/2 de onda colinear, o que, segundo relatos de alguns experimentadores a torna bem atrativa para DX.
( 20 metros ) Na faixa de 14 Mhz, sua operação se torna bastante interessante devido comportamento de uma antena long-wire colinear de 3/2 de comprimento de onda, sua impedância gira em torno dos 100~90 ohms, e praticamente não contém reatância ativa. A antena se torna bastante lobulada seu ângulo de irradiação fica em 14° aproximadamente.
( 40 metros ) Em 7,0 Mhz, começa a aparecer uma reatância indesejável, o que tornará a antena de sintonia um pouco mais crítica, necessitando assim de um antena tuner. (Acoplador) Isso ocorre devido comportamento da antena se fazer como uma colinear de duas meias ondas, e devido fato do ângulo da seção casadora estar a 90° em relação ao ''dipolo'', a antena será ''enxergada'' como long wire de 2 meias ondas dobrada parcialmente, o que dificultará seu casamento e deixará o ângulo do diagrama de irradiação bastante agudo. Nada porém que chegue a atrapalhar de forma significativa o seu rendimento
( 80 metros ) Na frequência de 3,5 Mhz, a G5RV se comporta como uma antena de meia onda encurtada pois a seção casadora servirá como parte da antena, o que inserirá uma reatância até certo ponto considerada indesejada, porém que não chega a atrapalhar a operação. Seu comportamento passa a ser bastante semelhante à dipolo comum, apesar ainda da necessidade de um antena tuner. (Acoplador de antena)

4 comentários:

  1. Olá amigo, tive algumas dúvidas a respeito do esquema da antena plano terra, descrita no ínicio dessa página, a malha do cabo (negativo), é ligada aos fios d cobre??, e qual altura dessa antena seria uma altura interessante??? TKS!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, Você liga a malha do cabo (negativo)aos fios d cobre.
      altura interessante, seria 6 metros, qual quer duvidas entre em contato. obrigado

      Excluir
  2. boa noite amigo, a antena plano terra tipo L, quantos metros de cabo devo usar e qual altura deve ficar? abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, voce deve usar as medidas da antena, no caso o multiplo de 2,63 m.

      Excluir